domingo, 28 de agosto de 2016

Bolinhos fru fru (glutén free, light e diet)

                                                            Bolinho fofissimo, gostoso, nutriente, simplesmente especial. Para a decoração vocês podem ou não faze-la, eu simplemente quiz apenas colocar por cima um pouco de geléia de damascos e um pedacinho de damasco fresco, aproveitando a época deles. Pode ser também feito com cobertura de chantilly finalizando com um pedaço de fruta.


                                                            Ingredientes para 6 bolinhos:

                                                            100g de farinha de amêndoas
                                                            90g de farinha de sarraceno
                                                            120ml de leite vegetal
                                                            30ml de oleo de girassol
                                                            1/2 xicara de  adoçante
                                                            1 colher de (sopa) fermento em pó
                                                            1 colher de (sopa) farinha de linhaça
                                                            5 colheres de (sopa) água

Modo de fazer: Numa tigela colocar primeiro todos os ingredientes sêcos, misture bem, acrescente em seguida o oleo e o leite, por último coloque a mistura da farinha de linhaça, a qual foi preparada antecipadamente misturando a farinha de linhaça com a água e deixando descansar para formar uma goma por 5 minutos. Misture tudo muito bem. Unte e enfarinhe forminhas para bombocado. Coloque em cada forminha apenas 3 colheres de (sopa) cheias da massa, deixando um espaço para eles poderem crescer. Leve ao forno à 180°C por 35 minutos.

Obs: A farinha de amêndoas se obtém colocando as amêndoas num processador e ir processando lentamente até virarem farinha tomando o cuidado de não esquentarem muito pois ficarão amargas.

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Empadão de milho e mozzarela

                                                      Hoje fiquei com vontade de fazer empadinhas novamente mas com outro tipo de massa diferente daquela que já postei algum tempo faz. Mas a minha dor na cervical não me deixou com vontade de ficar colocando a massa em cada forminha de empada, optei então por fazer um empadão que ficou delicioso do mesmo jeito. Saiu um pouquinho queimado como vocês podem ver na foto.


                                                      Ingredientes para a massa:

                                                      100g de margarina vegetal
                                                      sal à gosto
                                                      2 colheres de (sopa) cheias de creme-de-leite de soja (fundamental)
                                                      farinha de trigo q.b.

                                                      Ingredientes para o recheio:

                                                      1/2 lata de milho
                                                      sal à gosto
                                                      4 fatias de crisqueijo (mozzarela)
                                                      1 cebola média ralada

Modo de fazer a massa: Numa tigela coloque todos os ingredientes menos a farinha e mexa bem com a colher, em seguida acrescentar aos poucos a farinha de trigo até dar o ponto. Pegue pequenas porções da massa e coloque na forminha de empada sem precisar untar. Coloque o recheio já frio e por cima fatias de mozzarela, e leve para assar por 25/30 minutos a 180°C.
Modo de fazer o recheio: Num liquidificador ou processador coloque o milho com um pouquinho de água e bata bem. Acrescente o sal. Numa panela coloque 2 colheres de (sopa) oleo de oliva e a cebola, deixe refogar por 2 minutos, acrescente o milho batido, deixe secar um pouco, mais ou menos 5 minutos. Retire do fogo e coloque num prato para esfriar. Recheie as empadinhas.
    Obs: Com essa quantidade de ingredientes eu consegui fazer um empadão utilizando uma forma redonda de 18cm de diâmetro.

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Cous cous com molho pesto e pimentão

                                                     Esse cous cous com molho pesto e pimentão me agradou muito. O molho pesto deu um sabor todo especial, acompanhei apenas com uma salada.


                                                              Ingredientes:

                                                              1/2 xicara de cous cous
                                                              agua q.b.
                                                              sal à gosto
                                                              molho pesto (receita já postada) q.b.
                                                              1 pimentão vermelho cozido e cortado em cubinhos
                                                              1 pitada de pimenta vermelha moída (opcional)

Modo de fazer: Coloque a agua numa panela e deixe ficar bem quente mas sem ferver, em seguida despeje na tigela onde está o cous cous, deixe de molho por 5 minutos. Coe e aperte bem o cous cous com o auxilio de uma colher para a retirada de todo o liquido. Misture em seguida o pimentão e o molho pesto ao cous cous.  Regule de sal e acrescente a pimenta moída. Servir.

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Molho de tremoço


                                                  Olá minhas queridas leitoras/leitores, espero que todos estejam bem. Esse molho de tremoço é o molho mais gostoso que já fiz até hoje na minha vida desde que comecei a cozinhar quando eu tinha mais ou menos 12 anos. Eu experimentei usa-lo nas mais diferentes preparações e devo dizer que tive uma grande satisfação. Ele pode ser utilizado como recheio para abobrinhas como na foto acima, como recheio para lazanhas, para pastel, para caneloni, etc. etc. etc. E' sensacional.



                                                       Ingredientes:

                                                       molho branco q.b.
                                                       250g de tremoço (sem a casca)
                                                       1 colher de (café) rasa de noz moscada (fundamental)
                                                      

Modo de fazer: Depois que o molho branco estiver pronto, coloque a noz moscada e acrescente o tremoço o qual foi anteriormente passado pelo processador. Misture bem. Utilizar.
Na foto abaixo eu utilizei o molho de tremoço para comer junto ao repolho, já que essa verdura tem um gosto muito forte, caracteristico proprio dela e assim ficou com um sabor diferente.
Obs: Não utilizei nenhum sal, pois os tremoços já são bem salgados. E' dispensável.

sábado, 6 de agosto de 2016

Assado de aveia e alho-poró


                                                     Esse assado de aveia e alho-poró e com o acréscimo do curry, ficou divino. A aveia pode ser em flocos grandes ou pequenos, isso não vai alterar a receita.


                                                         Ingredientes:

                                                         100g de aveia em flocos grandes
                                                         500ml de água
                                                         6 colheres de (sopa) farinha de grão-de-bico
                                                         sal à gosto
                                                         2 colheres de (café) curry
                                                         bastante salsinha bem picadinha q.b.
                                                         3 alhos-poró cortados em rodelas finas

Modo de fazer: Numa tigela coloque a água e a farinha de grão-de-bico, misture bem tomando o cuidado para não formar grumos. Deixe repousar essa mistura por 30 minutos. Numa panela coloque 2 colheres de (sopa) oleo de oliva e frite os alhos-poró, acrescente um pouquinho de água e deixe cozinhando em fogo baixo até os alhos ficarem macios. Desligue o fogo. Na tigela onde está a mistura da água com a farinha de grão-de-bico, acrescente os alhos-poró já cozidos e todos os outros ingredientes misturando tudo muito bem. Unte e enfarinhe uma forma retangular, despeje a massa e coloque para assar a 180°C por 30 minutos. Servir.

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Bolo mármore


                                                          Quem não gosta de um bolo mármore? Acredito que todas vocês o adoram. Saiu bem fofinho e super gostoso. Um bolo simples mas de grande efeito. Pode ser servido sem cobertura (eu pessoalmente prefiro assim) ou pode-se colocar chantilly vegano, ou então uma geléia sem açúcar, etc. Fica a critério de cada um.


                                                          Para a massa: Eu utilizei a mesma massa do bolo de aniversário I, que foi já postado sendo que eu não coloquei a casca de limão ralada. Eu dividi a massa pela metade onde na parte branca eu acrescentei 1 colher de (chá) essência de baunilha e na parte escura coloquei 6 colheres de (sopa) bem cheias de cacau em pó vegano. Em seguida misturei a parte escura com a parte branca, misturando muito bem e devagar com o auxilio de um garfo para criar o efeito mármore. Coloquei na forma redonda de 20cm de diâmetro untada e enfarinhada e levei para assar a 180°C por 40 minutos.

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Salada de trigo em grão


                                                                O trigo em grão é um cereal fantástico, saboroso, vai muito bem seja em saladas como esta ou até em uma sopa. Eu simplesmente adoro. Nesta salada acrescentei como tempero principal, folhinhas de hortelã, que conferiu um sabor mais gostoso ainda.




                                                                Ingredientes:

                                                                3/4 de xicara de trigo em grão
                                                                1/2 lata de milho
                                                                sal  à gosto
                                                                3 colheres de (sopa) vinagre balsâmico, ou vinagre de maçã
                                                                5 folhinhas bem picadinhas de hortelã
                                                                alface crespa q.b.
                                                                4 colheres de (sopa) oleo de oliva extravirgem

Modo de fazer: Deixe o trigo em grão de molho de um dia para outro. Leve para cozinhar em uma panela normal (não precisa usar a panela de pressão), com água o suficiente para cobrir os grãos. Deixe cozinhando por 20 minutos em fogo baixo. Em seguida escorra, coloque numa tigela e deixe esfriar. Em seguida misture todos os outros ingredientes mexendo bem. Servir.