Músculo de grão (massa base)

                                                            E' uma "carne" vegetal, sem colesterol, com um bom nível proteico, pobre em gorduras saturadas mas muito rico em gorduras polinsaturadas, além de conter acido linoleico que é o Omega 6 e acido alfa linoleico que é o Omega 3. Quem inventou o músculo de grão foi um italiano chamado Enzo Marascio em 1991. Sendo ele diabético e hipertenso, ele estava procurando um alimento que o ajudasse a melhorar o seu regime alimentar, portanto ele acrescentou à farinha de gluten, a farinha de lentilha. O resultado foi um produto parecido com o seitan mas com muitas proteínas e aminoácidos essenciais por causa do grão. Cada 100g de músculo de grão contém 150 calorias.


                                                        Ingredientes:

                                                        5 colheres de (sopa) bem cheias de farinha de glúten
                                                        4 colheres de (sopa) farinha de lentilha
                                                        1 xicara (200ml) água

Modo de fazer: Numa tigela coloque os três ingredientes misturando-os muito bem. Coloque a massa numa garza, enrole bem e coloque numa panela com água até cobrir. Leve para cozinhar, quando a água começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhando por 30 minutos, girando a massa na metade do tempo. Retire da panela. Deixe esfriar completamente. Retire a garza e utilize como preferir.

Obs: Obviamente esse músculo de grão não pode ser utilizado para quem é celíaco devido a farinha de glúten. Pode-se muito bem substituir a farinha de lentilha por qualquer outra farinha de grão, como por exemplo a farinha de grão-de-bico, farinha de feijão, farinha de ervilha. O importante é que tem que ser uma farinha de gão. Com essa receita base pode-se preparar esse músculo de grão de diversas maneiras.

Comentários