Bolo de canela - 5° ano do blog

                                           Na segunda passada (dia 22) o blog comemorou 5 anos e 10 anos que me tornei primeiro vegetariana e logo em seguida vegana. Para comemorar essas duas datas importantes para mim, resolvi fazer esse bolo de canela maravilhoso. Mas somente hoje eu tive a oportunidade de posta-lo. Devo primeiro contar a historia desse bolo. Uma amiga minha que é onivora veio justamente na segunda-feira me visitar sem me avisar que vinha pois ela aproveitou que tinha vindo aqui na minha cidade e quiz me ver. Quando ela chegou aqui em casa à tarde, eu tinha acabado de retirar do forno o bolo e ela sentindo o cheiro delicioso que ficou no ar, me perguntou: Que cheiro delicioso é esse? Eu disse que era um simples bolo de canela com cobertura de glacê de limão. Ela ficou encantada e resolveu esperar amornar o bolo e resolveu comer 3 fatias mesmo sem o glacê, pois para colocar por cima do bolo eu precisava que ele estivesse totalmente frio, mas ela resolveu comer sem o glacê mesmo e adorou. Achou fofissimo, uma coisa de outro mundo (segundo ela) e ainda quiz levar pra casa metade do bolo. Fiquei super contente pois agradar uma onivora com um bolo vegano é realmente dificil. Mas ela nem percebeu que era vegano pois eu não disse nada e ainda ela levou a receita.Quero também agradecer à todas vocês por mais esse ano que passamos juntas e continuar postando receitinhas maravilhosas. Beijos.


                                                           Ingredientes para a massa:

                                                           1 xicara de leite vegetal
                                                           1 xicara de farinha de trigo
                                                           4 colheres de (sopa) bem cheias de margarina vegetal
                                                           1 xicara bem cheia de claras veganas batidas em neve firme
                                                           1 colher de (sopa) cheia de canela
                                                           1 colher de (sopa) mal cheia de fermento em pó
                                                           3/4 de xicara de açúcar demerara


                                                           Ingredientes para o glacê:

                                                           1 xicara de claras vegana batidas em neve firme
                                                           4 colheres de (sopa) bem cheias de açúcar comum
                                                           3 colheres de (sopa) suco de limão

Modo de fazera massa: Numa tigela misturar o açúcar com a margarina até virar um creme. Numa outra tigela misturar todos os ingredientes sêcos. Aos poucos ir misturando os ingredientes sêcos na tigela com a margarina/açúcar e o leite vegetal, até terminar todos os ingredientes e por último acrescentar as claras que devem ser incorporadas devagar sem deixar  abater a massa com a ajuda de um fuet (batedor de arame) de baixo para cima. Unte e enfarinhe uma forma redonda com buraco no meio. Leve para assar por 40 minutos à 180°C. Deixe esfriar e em seguida coloque o glacê.
Modo de fazer o glacê: Bata na batedeira as claras e ir acrescentando o açúcar até dar o ponto de neve firme, acrescentar depois o suco de limão. Aplicar no bolo e deixe secar o glacê.

Obs: Na foto o bolo saiu sem o glacê pois como eu disse, a minha amiga não queria o glacê.

Comentários