Crisqueijo (mozzarela vegana que derrete)

                         Minhas queridas leitoras. Estes dias não postei nenhuma receita não por preguiça a qual não tenho, mas estive testando uma receita de mozzarela vegana que fosse além de gostosa, que derretesse. E consegui. O gosto é maravilhoso. Pode ser comida assim sozinha, pode ser colocada na pizza, no sanduíche, etc. E' fantastica.

            Ingredientes para uma mozzarela de mais ou menos 200g
           
            4 colheres de (sopa) fécula de batata
           12 colheres de (sopa) leite de soja (sem açúcar e sem sabor)
           2 colheres de (sopa) cheias de margarina ou manteiga de soja
           2 colheres de (sopa) creme de leite de soja
           6 colheres de (sopa) iogurte de soja natural
           sal a gosto

Modo de fazer: Numa tigela dissolva a fécula no leite de soja, mexa bem para não formar grumos. Coloque a fécula já desmanchada no leite numa panela ou frigideira de bordas altas mas que seja antiaderente, acrescente a margarina, o sal e o creme de leite. Leve ao fogo baixo e vai mexendo com uma colher de pau, quando a massa começa a ficar dura, tire do fogo imediatamente e acrescente o iogurte, volte para o fogo e misture energicamente até desprender do fundo e dos lados da panela. Colocar num recepiente de vidro untado com oleo. Deixe esfriar e leve à geladeira por 6 horas. E a mozzarela está pronta para ser cortada.
Aqui nesta foto abaixo cortei a mozzarela em pedacinhos para aperitivo.
                  E aqui nesta outra foto, utilizei a mozzarela para fazer uma pizza, vejam como ela derreteu bem.
Obs: Não cheguei a pesar a mozzarela depois que ficou pronta, mas como eu escrevi acima, acho que deu mais ou menos 200g. Consegui fazer os cubinhos para aperitivo e ainda deu para colocar na pizza que tem 24cm de diâmetro. Para a pizza vocês devem cortar as fatias bem fininhas. A mozzarela não é amarela como aparece na primeira foto, é apenas o efeito da luz, pois a foto foi feita ontem à noite.Essa mozzarela se conserva na geladeira por 3/4 dias.
          

Comentários

  1. Que delícia! Mais um queijo vegetal para a coleção! E derrete e tudo!
    Adorei! Obrigada por partilhares!
    Beijinho

    ResponderExcluir


  2. Olá querida Lina. Obrigada pela visita. Pois é, mais um queijo vegano delicioso.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Esse leite de soja é em preparado com o pó? E esse iogurte? Qual é?

    ResponderExcluir

  4. Olá Renata.

    O leite de soja que eu utilizo não é em pó, pode ser comprado já pronto ou fazer na máquina de fazer leites vegetais. E o iogurte também já compro pronto.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Caríssima Maria Cristina, gostaria muito de fazer a Mozzarela vegana, mas tenho que salientar alguns pontos sobre a soja. Li uma matéria importantíssima sobre ela e não se trata de "achismo". Cada artigo foi escrito por ma nutricionista norte americana e foi embasado cientificamente. Segue o link: http://pat.feldman.com.br/2013/06/23/soja/
    Neste link, é explicado sobre os cuidados de se consumir soja não fermentada. Leia e depois conversamos.
    Mesmo assim, gostaria muito de fazer a receita, só que substituindo o leite de soja pelo de amendoim, castanha do pará ou outro vegetal, mas o problema maior será substituir o creme de leite de soja, será que não há outro creme de leite vegetal que não seja de soja???? Grato e aguardando resposta,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  7. Olá Guershon2,
    Seja bem vindo. Obrigada pela visita. Comecei a ler o artigo do link que você me mandou. E não consegui ir até o fim. Achei um grande absurdo e tantas besteiras que alí contém. Você quer um exemplo? Eu tenho a fibromialgia à muitos anos e como o tofu, o leite de soja, o shoio etc, ou seja, tudo o que é derivado da soja e estou muito bem. Afirmar que a soja pode originar a fibromialgia, é uma grande besteira. Essa nutricionista deveria se informar melhor antes de abrir a bõca. Pois quando eu fui no médico especializado em fibromialgia, (aliás, um dos mais renomados médicos da Italia) e que me confirmou a minha suspeita desta doença, eu lhe disse que eu era vegetariana/vegana, e ele só me elogiou, dizendo que continue com esse tipo de alimentação que inclusive ajuda e muito na minha doença ( a estar melhor) e a única coisa que ele me disse foi de fazer exercicios leves para não sobrecarregar os músculos. O meu triglicerides, colesterol, etc, são excelentes desde que me tornei vegetariana à 7 anos. Meus pais são velhos e não são veganos, mas tem uma alimentação equilibrada e aprezam muito os meus pratos e eles também estão muito bem de colesterol, triglicerides, etc. Então concluindo, o que esses cientistas ou nutricionistas querem é fazer com que o mundo continue carnivoro, continue comendo cadáver, pois só assim os médicos continuarão a ganhar bastante dinheiro inclusive os laboratórios fabricando remédios para curarem a população "toda podre". E' tudo uma "indústria" negativa ao nosso respeito (os vegetarianos/veganos). Só sabem falar mal de nós. E' um absurdo. Por isso meu caro, continue comendo soja, obviamente não exagerando no missô ou shoio, e nem comer soja todos os dias, pois a única coisa que vai te fazer é te intoxicar um pouco o fígado, te aconselho ao menos comer soja e seus derivados, 3/4 vezes por semana. OK? Vai por mim, eu sei o que digo.

    ResponderExcluir
  8. Caríssima Maria Cristina, não quero aqui criar polêmicas, debates exaustivos acerca deste assunto. Sou vegano convicto e sei dos benefícios do veganismo em minha vida, porém devemos ser prudentes e nos atentar às coisas ao nosso redor. Não sei se você percebeu, mas aquela matéria sobre a soja não é era contra o veganismo, inclusive ela se encontrava num blog vegano. A matéria ali exposta não era de opinião pessoal de uma nutricionista, e sim de cunho científico. Isso quer dizer que tem um peso e confiabilidade maiores de ser fidedigna sua fonte. Os orientais consomem a soja de forma correta, ou seja, FERMENTADA na forma de missô, shoyu, natô, tempe, tofu e etc. A soja NÃO FERMENTADA produz "inibidores de enzimas", esses por sua vez atrapalham o organismo de absorver nutrientes. Leia toda matéria.
    Agora mudando de assunto: fiz o bolo de laranja e reduzi de 200g para 100g e deu SUPER CERTO, yessss!!!! Ficou crocante por fora e cremoso por dentro.
    Você não me respondeu se posso usar outro tipo de leite vegetal (castanhas, aveia, amendoim e etc) para fazer a Mozzarela. Existe uma receite de creme de leite vegetal???
    Seu blog é simplesmente SENSACIONAL!!!! Obrigado por tudo.

    ResponderExcluir
  9. Oi Guershon2:
    Obrigada que você gostou do blog. Fico contente que deu certo o bolo de laranja. Quanto ao outro tipo de leite vegetal para se fazer a mozzarela, eu acho que o leite vegetal de soja, é o melhor pois os outros darão um outro sabor, ou seja, vai estragar a receita. O de soja é mais neutro. Estou para testar uma receita de creme de leite vegetal sem ser feito com leite de soja, vou ver se dá certo e depois eu postarei. Aguarde um pouco. OK?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela sua gentileza e atenção. Aguardarei ansiosamente pelo creme de leite vegetal.

      Excluir
  10. Mew, que fantástico! Não conhecia o crisqueijo, vi na sua receita de almôndegas de berinjela (receita linda, diga-se de passagem) e fiquei interessadíssimo. Nunca senti falta de queijo, mas é sempre bom conhecer opções além do tofu e do mandioqueijo. Vou fazer qualquer dia quando der tempo, detesto yogurte, mas não vejo mal em usar numa receita. Blog delicioso! Bejundas

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pelo elogio. O nome crisqueijo fui eu que inventei.

    ResponderExcluir
  12. Adorei! Era mesmo este queijo que procurava! ;)

    ResponderExcluir


  13. Olá Rita. Seja bem vinda. Obrigada pela visita. Espero que você goste deste queijo que é fenomenal. E' o coringa da cozinha vegana.

    ResponderExcluir
  14. Cris, parece delicioso, fiquei com vontade de fazer!
    Onde você compra a manteiga de soja e o iogurte natural de soja? Nunca vi pra vender.
    Obrigada ;)

    ResponderExcluir
  15. Olá Glauce,

    Eu tenho postada a receita da margarina de soja que vai muito bem para fazer esta receita da mozzarella. E o iogurte natural de soja eu compro numa loja que vende produtos naturais. Eu infelizmente não tenho como te ajudar no sentido de te indicar os nomes de lojas naturais no Brasil, pois moro na Italia. Mas a dica que te dei sobre comprar o iogurte nas lojas de produtos naturais você deve encontrar esse tipo de loja também no Brasil. OK? Qualquer outra duvida é só me perguntar. Bjs.

    ResponderExcluir
  16. Obrigada, Cris, e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  17. Olá Glauce. Obrigada você, por visitar meu blog. Fique à vontade. Bjs.

    ResponderExcluir
  18. Dá para fazer creme de leite da castanha de cajú!

    ResponderExcluir
  19. Olá Lena, seja bem vinda. Obrigada pela visita. Você me perguntou se eu faço o creme de leite de castannha de cajù? Nunca tentei. Mesmo porque aqui na Italia a castanha de cajù è muito cara. Um abraço.

    ResponderExcluir
  20. Ola, eu procurei o iogurte e nao achei em nenhum lugar, sabe como substituir?

    ResponderExcluir
  21. Olá Carol. Seja bem vinda. Obrigada pela visita. Infelizmente não é possivel deixar de utilizar o iogurte na receita, pois ele é um ingrediente fundamental para dar consistência e cremosidade na mozzarela. Você pode tentar procurar o iogurte de soja natural, nas lojas especializadas em produtos naturais, ou em lojas que vendem produtos para as pessoas que são intolerantes ao lactosio e portanto preferem o iogurte de soja. Nos supermercados do Brasil eu não sei se existem esse tipo de iogurte porque eu moro na Italia. Aqui eu encontro facilmente nos supermercados, pois a quantidade de pessoas que são vegetarianas, veganas ou são intolerantes ao lactosio está aumentando então os supermercados estão se adaptando a essa nova "fatia" de clientes em busca desse tipo de produto. Mas não se preocupe. Uma das minhas preocupação é tentar fazer o iogurte de soja em casa para depois postar a receita aqui. Não te garanto se vou conseguir. OK? Um abraço.

    ResponderExcluir
  22. Acho que tentarei fazer com leite de aveia pois e o que tenho, acho que dara certo pelo fato de tambem ser bem neutro no gosto! wish me luck! :D

    ResponderExcluir

  23. Oi Amanda v. Bem vinda. Obrigada pela visita. Não sei se vai dar certo fazer a mozzarela com o leite de aveia, não por questão dele ser neutro no sabor mas na questão da consistência, em todo caso vc pode experimetar e depois me dizer se o resultado foi bom. OK?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz com o leite de aveia e foi o queijo que mais gostei ate agora! Obrigada pela receita e pelas boas vindas!!!tentarei depois com leite de soja tambem :)

      Excluir

  24. Oi Amandav. Que bom que deu certo com o leite de aveia, fico contente. Um abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário