Bolo vermelho ( Red velvet cake - vegano)


                           Este é o famoso bolo americano feito com a beterraba. Consegui veganiza-lo e ficou super gostoso, fofinho. Simplesmente adorei. Na receita original através de fotos que pesquisei na internet, se vê claramente que existem camadas brancas no meio da massa vermelha. Eu optei então em fazer esta receita sem as camadas brancas pois achei muito mais bonito assim, e nem por isso menos gostoso. 

                             Ingredientes:

                             2 xicaras de farinha de trigo integral ou branca
                            1 colher de (café) essência de baunilha
                            1/2 xicara de açúcar demerara
                            1 colher de (sopa) fermento em pó
                            1/2 xícara de beterraba ralada no ralo fino
                            1 1/2 xícara de leite de soja natural (sem sabor)
                            6 colheres de (sopa) oleo
                           1 colher de (sopa) vinagre de maçã
                           100g de chocolate (tabletinho) vegano para a superfície

Modo de fazer: Numa tigela coloque a farinha, a essência, o açúcar e o fermento misturando tudo muito bem. Acrescente a beterraba, o oleo, o vinagre e o leite, e misture muito bem com a ajuda de um "fouet" até obter um creme leve. Unte e enfarinhe uma forma redonda sem furo central, despeje a massa e leve para assar a 180°C por 40 minutos. Deixe esfriar. Derreta o chocolate em banho maria e cubra toda a torta. Sirva.

Comentários

  1. Olá, Maria Cristina! Ficou maravilhoso este teu bolo de beterraba, a cor está linda! Eu já fiz bolo de beterraba, mas não ficou com esta cor, deve ser por causa do vinagre, não é?
    Já imaginou fazer um bolo verde e vermelho para o Natal. Eu tenho a receita de bolo de espinafres(ou couve) que fica com uma maravilhosa cor verde e pode ser facilmente veganizado.
    Deixo-te os links:
    http://aromadecaf.blogspot.pt/2011/08/bolo-de-espinafres-ispanakl-kek.html
    http://aromadecaf.blogspot.pt/2012/07/reunir-o-4-r.html

    Continuação de Boas Festas!
    Beijinhos

    ResponderExcluir


  2. Ola Lina,

    Eu também acho que é por causa do vinagre mas tambèm pode ser por causa da qualidade da beterraba. Vou dar uma olhadinha nos links. Obrigada.
    Boas festas para você também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi! Acabei de fazer e não ficou com essa cor linda :( a proporção de beterraba é essa mesma? 1/2 xícara?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Olá Unknown. Seja bem vinda. Obrigada pela visita. A cor deste bolo vai depender muito da qualidade da beterraba que varia de uma para outra, ou seja, não são todas que deixam bem vermelhas. Tem gente que para ficar mais vermelha coloca corante vermelho, mas a minha intenção aqui no blog, é colocar receitas bem naturais sem corante. OK? Fique à vontade para perguntar.

    ResponderExcluir
  5. Posso colocar água ao invés do leite de soja ?

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana seja bem vinda. Obrigada pela visita. Porque você quer substituir o leite de soja por água, você não gosta do sabor da soja? Se for assim, substitua por leite de amêndoas ou de arroz, sinceramente eu nunca experimentei fazer esse tipo de bolo com água. Ok? Fique à vontade para perguntar.

    ResponderExcluir
  7. Fiz o bolo e ele encruou fiquei bem triste, segui o passo a passo... Pq sera?

    ResponderExcluir
  8. Aromas e Terapias, seja bem vinda. Obrigada pela visita. Tente tirar o vinagre, pode ser que o tipo de vinagre que vc usou seja de uma qualidade que ao invès de ajudar na massa, faz exatamente ao contrário. Tente de novo e me diga como ficou sem o vinagre. OK? Estou aqui para ajudar no que for. Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. vou tentar e assim que eu tiver o resultado te falo sim, obrigada pelo carinho

    ResponderExcluir

Postar um comentário