Esfiha de ricota

                                                      Uma verdadeira delicia essas esfihas. A receita é antiga, foi uma ex colega de uma escola onde dava aula em São Paulo que me deu. Eu nunca tinha comido uma esfiha tão gostosa quanto a que ela me deu. Pedi a receita e ela me deu com muito prazer. Ela pode ser feita tanto com a farinha de trigo branca quanto a integral, fica muito boa com todas as duas. 

                                    Ingredientes para 18 esfihas:

                                                      3/4 xicara de leite vegetal morno
                                                      25g de fermento fresco para pão
                                                      1 pitada de sal
                                                      2 colheres de (sopa) bem cheias de margarina vegetal
                                                      250g de ricota vegana
                                                      1 alho-poró cortado em fatias finas
                                                      bastante salsinha bem picadinha
                                                      2 colheres de (sopa) alcaparras bem picadinhas.
                                                      farinha de trigo integral q.b.

Modo de fazer: Numa panela coloque 2 colheres de (sopa) oleo de oliva e frite até o alho-poró ficar macio. Dissolva o fermento no leite morno. Numa tigela coloque o fermento dissolvido no leite morno e acrescente o sal, a margarina, a ricota, o alho-poró e a salsinha mexendo tudo muito bem. Acrescente aos poucos a farinha de trigo até que a massa não grude mais nas mãos. Pegue pequenas porções da massa, estenda-a com o rolo de macarrão, formando uma retangulo. Coloque no meio do retangulo uma pequena porção do recheio, feche com a outra parte do retangulo da massa. Corte com o auxilio de uma faca no formato de um triangulo, aperte com as mãos toda a beirada para que ela não se abra durante o cozimento, pincele a superficie com  molho de soja. Leve para assar por 20 minutos à 180°C.
Obs: As esfihas que estão na foto eu fiz com um aparelhinho proprio para modelar as esfihas, se vocês tiverem dificuldades em fazer igual, pode ser feita aberta mesmo, no formato redondo.

 

Comentários

  1. Puxa, sempre tive dificuldades para comer esfirra, por ser receitas complicadas. Adorei essa e pergunto Cris, se posso colocar no lugar da margarina azeite ou manteiga? Não suporto margarina. Bjins e parabéns,seu blog tem sua cara: alegria total!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil. Obrigada pelo elogio ao blog. Vc pode experimentar a receita da minha margarina vegetal que é sensacional e nem deixa gosto nas receitas, mas acredito que se fizeres com manteiga também vai ficar boa, nunca fiz com oleo. Bjs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário