Claras em neve vegana (aquafaba)


                         Uma descoberta fantastica para nós veganos. Não fui eu quem inventou, mas está fazendo já um grande sucesso nos EUA, Italia e França. Resolvi testar e realmente pode-se usa-la no lugar das claras de ovo normais, em todas as receitas onde se exige as claras em neve. E' feita a partir da água do cozimento do grão-de-bico, naturalmente sem sal.Com essas claras veganas pode-se ser feito macarons, mousses, soufles, etc. Ela é conhecida também por "aquafaba".


                                                   Ingredientes:

                                                  3/4 de xicara de grão-de-bico
                                                  água sem sal

    Modo de fazer: Deixe de molho o grão-de-bico na água de um dia para o outro. Numa panela de pressão coloque o grão-de-bico e cubra com uma nova água limpa até 3 dedos acima do grão. Leve para cozinhar por 30 minutos. Coe a água numa tigela e deixe esfriar. Bata na batedeira a água do cozimento até virar clara em neve, mais ou menos 2 minutos. Utilizar.

 
         Nesta foto vocês podem ver a clara que utilizei para fazer uma mousse de damasco. A massa ficou     fofissima. A mousse ficou perfeita, bem aerada, parece uma nuvem. Super deliciosa.


Obs: Deve-se bater na batedeira pois é ela quem vai dar o ponto certo de clara. Não utilize o batedor manual de arame, não é a mesma coisa.

Comentários

  1. Olá, Maria Cristina! Estou amando o seu blog! Salvando várias receitas. :) Sou vegetariana há 11 anos, a caminho do veganismo.
    Agradeço a sua boa vontade em compartilhar todas essas delícias conosco. ;)
    Um abraço e Boas Festas!
    Eliana

    ResponderExcluir

  2. Olá Eliana,
    Seja bem vinda. Obrigada pela visita. Aos poucos você vai se acostumar com o veganismo e ver que apesar dos pratos serem todos rigorosamente sem produtos de origem animal a gostosura que é e o bem estar que se sente em saber que nenhum pobrezinho foi morto, além também de nos fazer bem para a saúde.
    Um abraço para você também e Boas Festas!

    ResponderExcluir

Postar um comentário