Salada de legumes à moda da Indonésia

                          E' lógico minhas queridas leitoras, que hoje não poderia deixar de festejar juntamente com todas vocês o dia mundial vegano. Parabéns para todos aqueles que acreditam no veganismo. Realmente é um estilo de vida saudável para nós e com isso poupamos muitas vidas inocentes dos nossos queridos "irmãos" animais, e para comemorar fiz esta deliciosa salada.
 
                                           Alguns dias atrás eu li na internet uma pequena reportagem de 10 pratos tipicos de alguns países e um em especial me chamou a atenção que foi justamente o prato tipico da Indonésia. O nome do prato é curioso, chama-se gado-gado, daí logo pensei que fosse qualquer coisa com carne, mas olhando bem a foto vi que nada mais é do que um prato totalmente vegano, feito a base de legumes e molho de amendoim, podendo ou não incluir o queijo tofu. Achei delicioso. Vou repetir sempre. Valeu a pena a reportagem.

                                                                    
                                                                     Ingredientes:

                                                                     300g de vagem cortadas em pedacinhos
                                                                     sal a gosto
                                                                     4 tomates sem pele e sementes cortados em cubinhos
                                                                     1 couve flor pequena
                                                                     4 batatas médias cortadas em cubinhos
                                                                     250g de queijo tofu (firme) cortados em cubinhos (opcional)

                   Para o molho de amendoim: Eu utilizei o mesmo molho de amendoim da minha receita já postada que é o "seitan com creme de amendoim".

Modo de fazer: Coloque todos os legumes menos os tomates para cozinharem no vapor. Faça o molho de amendoim como indicado na receita. Os tomates eu coloquei para assar no forno a 160°C por uns 10 minutos. Deixei esfriarem sejam os legumes como os tomates e o creme de amendoim. Numa saladeira coloquei primeiro os legumes cozidos no vapor e em seguida os tomates, despejei por cima (como na foto) o creme de amendoim. Servir frio ou em temperatura ambiente. 

Comentários