Pizza margherita

    
                                       Aqui está a receita da pizza que eu havia colocada a foto na receita da mozzarela. A pizza margherita nasceu em Nápoles, através do grande pizzaiolo Raffaele Esposito.Em ocasião da visita da rainha da Italia Margherita que era a mulher do rei Umberto I, Esposito pensou em fazer uma pizza que celebrace a União da Italia (a Italia era antes dividida em vários reinos) e por isso através de simples ingredientes como a mozzarela, o manjericão e o tomate compôs a bandeira italiana. A rainha gostou tanto que daquele momento em diante a pizza levaria o seu nome e é a pizza mais conhecida em todo o mundo.

                                                                              Ingredientes para 1 pizza de 24cm de diâmetro:

                                                                                   250g de farinha (integral ou branca)
                                                                                   1 pitada de sal
                                                                                   5 colheres de (sopa) oleo
                                                                                   1 tablete de fermento para pão (25g)
                                                                                   molho de tomate q.b.
                                                                                   crisqueijo q.b. (receita já postada)
                                                                                   5 folhinhas de manjericão fresco ou sêco.

Modo de fazer: Numa tigela coloque 100g de farinha tirando das 250g e o fermento desmanchado em 1 copo de água morna, misture bem e deixe repousar por 15 minutos. Em seguida acrescente o restante da farinha, o sal e o oleo, misture bem todos os ingredientes e comece com as mãos a trabalhar a massa por 10 minutos. Em seguida faça uma bola, embrulhe num pano de copa e leve para descansar por 1h em um lugar fechado. Depois abra a massa da pizza bem fina e coloque numa forma de pizza untada levemente com oleo, em seguida coloque o molho de tomate, espalhe por cima o crisqueijo em fatias bem fininhas e por último as folhinhas de manjericão. Leve para assar por 40 minutos em forno a 180°C.

 Obs: O cozimento da pizza por 40 minutos é apenas uma sugestão, se vocês tiverem um forno mais possante ou um forno à lenha podes deixar por menos tempo a uma temperatura mais alta.

Comentários

  1. Olá, Maria Cristina! Adorei a receita desta famosa pizza na versão vegana! Obrigada por partilhares também a história dela que eu não conhecia, cozinha também é cultura, não é verdade?
    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderExcluir

  2. Olá Lina! Realmente a cozinha também é cultura. Coloquei a história desta pizza pois sei que muita gente não a conhece. E' interessante.
    Beijinhos e bom fim de semana para você também.

    ResponderExcluir

Postar um comentário