Torta de laranja e Dia dos Pais

                                                Minhas queridas leitoras. Hoje estou duplamente feliz. Porque? Porque além de ser o Dia dos Pais foi também comemorado a posse do nosso novo e querido Papa Francesco (Francisco). Um dia maravilhoso pois meu paizinho apesar de ser bem idoso e com grave problema do coração ele ainda está entre nós. Aqui na Italia hoje se comemora o Dia dos Pais pois é também o dia de São José (pai de Jesus) e por isso hoje temos essa comemoração dos pais, bem diferente do que no Brasil. Não sei se em outro país europeu também hoje se comemora esta data, mas aqui sim. Para essa dupla comemoração não poderia deixar passar em branco e por isso resolvi fazer esta torta de laranja maravilhosa, fofinha e principalmente deliciosa.

                                                                                        Ingredientes:

                                                     200g de farinha (eu fiz 100g de farinha integral e 100g de farinha branca)
                                                     8 colheres de (sopa) açúcar demerara sendo 4 colheres para a calda e 4
                                                     para a massa.
                                                     substituição dos ovos (receita já postada)
                                                     casca ralada de 1 laranja
                                                     120ml de suco de laranja
                                                     1 colher de (sopa) fermento em pó
                                                     200g de tofu ou ricota vegana
                                                     125g de margarina de soja
                                                     2 colheres de (sopa) bem cheias de geléia de laranja

Modo de fazer: Numa panelinha misturar o açúcar, com a geléia e o suco de laranja, levar ao fogo baixo até virar uma calda. Numa tigela misturar a margarina com o açúcar, unir a casca ralada da laranja. Acrescentar a substituição dos ovos, misture bem. Em outra tigela misturar a farinha, o fermento e as amêndoas. Ir acrescentando essas farinhas aos poucos na tigela onde está a margarina, se necessário acrescentar 1 xicara de leite de soja. Despejar a massa numa forma redonda de 24cm de diâmetro e levar ao forno a 180°C por 35/40 minutos. Enquanto a torta vai assando, misture a ricota ou tofu com um pouco de açúcar e casca ralada de laranja. Quando a torta estiver fria fure toda a superficie com um garfo e despeje toda a calda espere secar um pouco e depois em seguida passe a ricota por toda a superfície e decore com casca de laranja cortadas em tiras. Servir.


Obs: Na realidade eu utilizei a geléia que me sobrou para cobrir toda a torta pois eu não tinha nem o tofu ou a ricota. Mas quem quizer fazer como eu fiz, também é delicioso.

         
        

Comentários